Orientação Psicológica Online

20180623_095916-1238x1651.jpg

É uma modalidade de atendimento realizada em meios eletrônicos por um psicólogo, através da internet, objetivando oferecer orientação para situações pontuais e objetivas. 

 

É uma alternativa breve e focal, que beneficia aqueles que necessitem de orientação psicológica e que por diversos motivos não podem neste momento realizar atendimento presencial. O atendimento online não é considerado Psicoterapia e não substitui o atendimento presencial.

 

Como é a sessão?

O atendimento ocorre através de chamada de vídeo feita pelo Skype ou WhatsApp, e por este motivo é necessário ter: bom acesso a internet, câmera e microfone em bom estado de uso.

 

As sessões duram 60 minutos e poderão ser realizadas até 20 sessões virtuais. Caso seja necessário, o paciente será orientado a buscar atendimento psicológico presencial.

 

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa acima de 18 anos, residentes ou não no Brasil, desde que falem porturguês. Entretanto informamos que casos graves ou complexos não poderão ser atendidos online.

Qual a diferença entre psicoterapia e orientação psicológica online?

A orientação psicológica online trabalha com questões pontuais e específicas, que são avaliadas e respondidas de forma breve e focada, sem o maior aprofundamento de uma sessão de psicoterapia. A psicoterapia é um processo contínuo, onde se estabelece o vínculo entre terapeuta e paciente e que utiliza recursos e técnicas terapêuticas para promover o autoconhecimento e o crescimento pessoal.

 

Atendimento a menores de idade
É importante salientar que o atendimento a menores de idade só pode ser realizado mediante autorização expressa dos pais ou responsáveis legais. Solicite o documento por email contato@clinicasocorroleite.com.br. Depois, preencha os dados, assine o documento e envie a cópia.

 

Importante:

A orientação psicológica online não é indicada para pessoas que possuem transtornos psicológicos severos, distúrbios psicológicos graves, pacientes em crise, ou acentuado descontrole emocional. Também não é recomendado para pessoas em crise suicida. Em caso de crise, ligue 141 ou acesse site: www.cvv.org.br e em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

 

Regulamentação:

Contando agora com a nova Resolução CFP nº 11/2012 a Orientação Psicológica oferecida online segue os princípios éticos da profissão de psicólogo, contidos no Código de Ética Profissional do Psicólogo.

 

Para maiores informações sobre serviços de orientação online, você pode consultar o site do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRPSP) e também o do Conselho Federal de Psicologia (CFP) .

 

Para que haja a orientação psicológica on-line é necessária a aprovação deste site pelo Conselho Federal de Psicologia.  Assim, verifique o selo de credenciamento do CFP na página inicial do site. Você pode denunciar ao CFP qualquer atividade ilegal de atendimento psicológico online caso haja o exercício da função sem o selo do CFP no site.